fbpx
Papelaria Fina para eventos sociais e empresariais

Entre em contato

Rua Curupá, 36, Jardim Anália Franco, São Paulo - SP. Atendimento com hora marcada.
Whatsapp: (11) 97123-7065
Tel.: (11) 2076-0357 / (11) 2076-0362

Blog

Home  /  Matérias Especiais   /  Casamento ao ar livre em São Paulo: o que fazer para sair perfeito?
Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre em São Paulo: o que fazer para sair perfeito?

Esta matéria foi publicada no site do Espaço Aragon. Mas achei tão bom que resolvi publicar no meu blog também. Veja também o original no blog do espaço. Clique aqui.

Quer conhecer o Espaço Aragon? Veja a nossa página de parceiros. Clique aqui. 

O casamento ao ar livre é um verdadeiro clássico. Popular nos EUA e na Europa, ele vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil por ser estiloso e original — ideal para noivos que gostam do contato mais próximo com a natureza e que desejam integrar o verde ao momento do “sim”.

Isso, numa megalópole como São Paulo, é um lindo contraste a ser explorado na hora de organizar a cerimônia e a festa.

Só que casar fora de um salão de festas também pode parecer, à primeira vista, um evento difícil de ser organizado. No entanto, com alguns cuidados específicos e dicas, é muito provável que você consiga transformar (com muito sucesso!) esse sonho em fantástica realidade.

Quer saber como garantir que tudo saia perfeito? Confira nossas dicas para casar ao ar livre!

Castelo Aragon

Castelo Aragon

Planeje com antecedência

Planejamento é a palavra-chave para quem não quer deixar nada ao acaso. Um casamento ao ar livre requer muita atenção para detalhes que, em um ambiente fechado, não seriam necessários.

O primeiro deles é a infraestrutura. É preciso saber o que será necessário para a organização e desenvolvimento tanto da cerimônia quanto da festa: banheiros, espaço para a preparação dos noivos, estacionamento, padrinhos, necessidades e desejos especiais… O melhor é contar com um lugar que já tenha experiência e estrutura para garantir conforto e bem-estar.

Depois, é preciso olhar o ambiente e ver como a sua visão da decoração e logística se aplica ao local. Se você quer uma grande banda ou orquestra, por exemplo, é preciso pensar no palco, nas instalações de eletricidade e iluminação, nos equipamentos de som e — é claro! — em uma pista de dança para você e os convidados aproveitarem cada minuto.

Para garantir que as agendas estejam organizadas e a execução não tenha falhas, é necessário tempo e muita atenção. Por isso, na medida do possível, planeje o evento com antecedência de um ano.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

Leve a estação do ano em consideração

Em um casamento ao ar livre, a estação do ano faz toda a diferença. Quem deseja casar em março deve se lembrar de que essa é a estação das chuvas que podem atrapalhar seus planos, especialmente se esses planos forem para o fim de tarde.

As noivas que optam pelo inverno também precisam ter um cuidado especial ao escolher o vestido, para não passar frio (estar gripada na lua de mel não é nada atraente, né?). Já quem deseja celebrar esse momento tão especial no verão precisa estar atenta ao outro lado da moeda, optando por vestidos mais leves para espantar o calor.

Os convidados também precisam se preparar para encarar as situações, tanto na escolha da roupa quanto dos acessórios. Caso a cerimônia seja numa gramado, por exemplo, uma alternativa interessante é liberar as mulheres dos saltos altos ou vestidos longos.

Tenha um plano B

Pode ser que São Pedro não resolva colaborar com os seus planos de casar ao ar livre. Em um caso assim, é preciso ter jogo de cintura para não deixar que a chuva estrague esse momento tão especial.

Você tem três opções: aceitar a possibilidade de uma chuva de prosperidade nos noivos, alugar uma tenda ou mudar o espaço. Existem locais que já contam com uma estrutura com área coberta, bastando uma força-tarefa e boa vontade para mudar itens decorativos de lugar em uma emergência.

Portanto, nunca se esqueça de conferir a previsão meteorológica no decorrer da semana do evento, inclusive avisando funcionários e convidados de eventuais mudanças. Desse modo, você evita surpresas desagradáveis e pode até conseguir uma ambientação única para a cerimônia se valendo da chuvinha lá fora.

Ofereça um mimo aos seus convidados

Um casamento ao ar livre é uma ótima chance de aproveitar a natureza para celebrar o amor e costuma garantir lindas fotografias dos recém-casados e seus convidados. Entretanto, é preciso se lembrar que família e amigos nem sempre estão preparados para as condições climáticas do local.

Se você vai casar numa época fria, uma boa alternativa é oferecer pashminas para que eles fiquem bem quentinhos durante a sua celebração. No caso de o sol aparecer com força, aposte nas sombrinhas (aquelas orientais de papel são uma linda opção) e protetores solares para que ninguém fique bronzeado com marcas de vestido ou camisa social.

Um detalhe: vale a pena também oferecer repelentes aos convidados. Mesmo que a incidência de mosquitos seja baixa, é melhor prevenir e evitar crises de coceira entre os presentes.

Aproveite o ambiente ao máximo

Um dos maiores benefícios do casamento ao ar livre é contar com uma decoração exuberante: a natureza. Quem mora em São Paulo sabe como grandes áreas verdes são um bem-vindo descanso aos olhos e aos sentidos. Aproveite o que a Mãe Natureza já nos deu de presente!

O mais indicado é optar por elementos decorativos e cores que deem ênfase ao entorno. A preferência de muitas noivas é o estilo romântico e delicado, mas também é possível optar pelas linhas retas e contemporâneas, promovendo quebras que ajudam a destacar a fauna local.

Invista em um lindo projeto de iluminação

Ainda sobre o aproveitamento do espaço no casamento ao ar livre, a iluminação costuma ser um dos grandes focos na decoração. A razão para isso é muito simples: elas oferecem um lindo cenário e promovem diferentes sensações para a cerimônia, ditando o clima de cada momento.

A iluminação segue o estilo da decoração. É possível usar luminárias japonesas, pequenas velas penduradas nas árvores ou holofotes em várias direções, iluminando as árvores, criando caminhos etc. O melhor aproveitamento delas é a partir do final de tarde e à noite.

No quesito cores, o âmbar e o amarelo estão entre os preferidos. Além de aquecer o ambiente, criam um contraste bonito com céu azulado e criam cenários lindos para as fotografias. Mas não se esqueça das outras cores que podem ajudar a oferecer o clima certo para a ocasião e promover uma bela quebra que atraia o olhar geral.

Se você está na dúvida, uma boa dica é pesquisar nos arquivos de fotos de outras cerimônias realizadas no local e trocar ideias com o seu wedding planner, com o fotógrafo, a empresa de filmagem e o responsável pela iluminação. Eles podem ajudar a indicar caminhos para obter o máximo de beleza, ao vivo e em seus registros.

Espaço Aragon

Espaço Aragon

Dê boas vindas à vida de casado em grande estilo

Esse é um dos momentos da vida que não têm repetição, então não hesite ao tentar transformar todos os sonhos e desejos do casal em realidade. Personalize ao máximo para que o ambiente transmita a identidade de vocês e a celebração desse amor perante amigos e família!

Se você não tem tempo para cuidar de todos os detalhes mas não abre mão da qualidade no resultado final, uma ótima ideia é contar com os serviços de assessoria e cerimonial. Eles vão ajudá-la a encontrar os melhores fornecedores e fazer a supervisão dos detalhes, deixando que você fique mais tranquila para, por exemplo, escolher o vestido perfeito.

E se você quer dar um toque a mais, uma ótima ideia é fazer uma sessão de fogos de artifício para iluminar os caminhos futuros!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você possa aproveitá-las para fazer do seu casamento ao ar livre um sucesso!

Se você tem outras amigas que também estão planejando casar perto da natureza, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Você pode, inclusive, marcá-las e promover uma boa troca de ideias para chegar à cerimônia e festa perfeitas.

POST A COMMENT